Atividades

A Casa da Providência considera as particularidades, histórico e contexto de cada acolhida, oferecendo-lhe todas condições para sua recuperação, em ambiente onde ela se sinta segura, e bem acolhida, interagindo com outras mulheres através de acompanhamento psicológico, atividades terapêuticas e educacionais, exercícios físicos, oficina de artesanato, cinema e leituras dirigidas, jardinagem e horta fitoterápica, caminhada ecológica, musicoterapia e momentos lúdicos, inserindo uma rotina de hábitos saudáveis.

Metodologia

A Casa da Providência oferece um ambiente acolhedor que propicia instrumentos para a reflexão pessoal e para a convivência saudável, prezando um modo de ser construtivo, participativo e reflexivo. O primeiro passo para ingressar no tratamento é a realização de uma triagem pela psicóloga. Esta intervenção é fundamental na avaliação do perfil e do histórico da acolhida. A Casa da Providência aceita somente o acolhimento voluntário, no qual cada participante é estimulada a ser sujeito ativo da sua própria história dentro de uma casa organizada para ajudá-la nesse processo. A prática cotidiana permite identificar suas capacidades e suas dificuldades, aumentando o conhecimento que tem de si mesma e possibilitando a aquisição de ferramentas que lhe permitam uma melhora na qualidade de vida.

Nosso programa baseia-se na integração das Dez Habilidades de Vida segundo a Organização Mundial da Saúde e os Doze Passos dos Alcoólicos Anônimos. Complementa-se essa metodologia com conteúdos transversais como a construção e avaliação do projeto de vida, temas atuais, a espiritualidade, atividades lúdicas e terapias interativas complementares (PICS), como reiki, dança circular, chás medicinais, florais e meditação.